Comprei um apartamento que não pode instalar ar condicionado. E agora?
- Larissa Nascimento
- 6 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de mai. de 2021
Você comprou um apartamento na planta, ou até mesmo um apartamento pronto, pegou as chaves, e no decorrer da reforma/mudança para o seu novo lar, descobriu que o apartamento não tinha espaço técnico para instalar um ar-condicionado.
Você fica chateado, pois nos dias de hoje o ar-condicionado é um item básico para ter conforto em casa, tanto no tempo frio quanto tempo quente, pois existem no mercado aparelhos que esquentam e esfriam, deixando o ambiente da casa confortável e aconchegante, seja para usufruir do descanso no lar, seja para trabalhar em home office, o ar-condicionado é um item importante para melhor aproveitamento do ambiente.

Após ficar irritado por não ter sido avisado, na hora da compra, sobre o fato de não existir local técnico para a instalação do seu ar-condicionado, você decide então tirar dinheiro do seu bolso e contratar uma empresa que irá construir o ponto de ar-condicionado para você e realizar a instalação. Quando a empresa técnica visita o seu apartamento, você é informado que não há a possibilidade de instalação da infraestrutura para o ar-condicionado. Em nenhum momento você foi informado que não seria possível a instalação de ar-condicionado quando realizou a compra.
E agora? Tenho direito a algo? Vou ficar sem ar-condicionado e me sinto enganado!
A resposta é sim. É possível demandar judicialmente que a Construtora realize a instalação da infraestrutura adequada, visto que não cumpriu com o seu dever de informar adequadamente ao consumidor a impossibilidade da instalação.
Você pode ter direito à indenização por danos materiais e morais, sendo possível até mesmo solicitar abatimento no preço do imóvel pelo fato da desvalorização de mercado que o imóvel terá quando não for possível a instalação do ar-condicionado.
Em São Paulo, a interpretação tem sido favorável em relação ao consumidor.
Excelente informação.